segunda-feira, 21 de maio de 2012

ESTÓRIA DE UM RIO ÀS CORES

Nos jardins do rio Lis existiam plantas de todas as cores. O rio era colorido graças aos peixes e plantas que lá viviam.
Numa linda manhã de primavera, com o sol a brilhar, um grupo de pescadores estava à pesca nas margens do rio. Os pescadores pescavam os peixes de todas as cores e tamanhos.
A certa altura viram um grupo de pessoas a poluir o rio. As pessoas eram turistas e não reconheciam os cuidados que deviam de ter para o preservar. Os habitantes daquela região sabiam que não podiam poluir aquelas águas. Os pescadores tentaram impedir a situação mas não conseguiram. O rio Lis começou a perder a sua cor.
Estava tão triste que foi pedir ajuda ao seu amigo rio Lena.
-Ajuda-me rio Lena! Não sei o que se passa estou a perder a minha cor…
-É por causa da poluição, eu também já o senti! - Disse o rio Lena.
-Os meus amigos peixes estão a morrer… – acrescentou o rio Lis.
Alguns dias depois passou lá uma menina que fazia parte de um grupo o qual tinha o nome de “Brigada Ajudantes do Ambiente” e ela, reparando que o rio estava todo poluído, foi logo de imediato buscar uma rede para tentar tirar todo aquele lixo dali. Mas era demasiado e, sozinha, ela não era capaz de resolver aquele problema.
Foi reunir-se com os seus companheiros de grupo para tentar resolver aquele grande problema.
Decidiram pedir ajuda a empresas de tratamentos de águas para limpar o rio e torná-lo de novo límpido e cristalino. Quando os responsáveis das empresas viram o rio disseram:
-Nunca vimos um rio tão poluído!
Os amigos “Ajudantes do Ambiente” acrescentaram:
-Vai ser muito difícil limpar tanta sujidade, mas nós também vamos ajudar!
Entretanto começaram os trabalhos de limpeza do rio.
Os amigos retiraram imenso lixo com a ajuda das suas redes, enquanto os trabalhadores das empresas usavam as suas máquinas para livrar o rio de toda aquela poluição. Foram necessárias várias semanas para que o rio ficasse totalmente limpo.
As suas águas voltaram a ficar limpas e transparentes e já se podia ver os peixinhos de todas as cores nadarem alegremente à volta das plantas e das pedrinhas que estavam lá no fundo.
Toda a gente podia, agora, fazer belos passeios e piqueniques junto ao rio e ninguém voltou a ter a coragem de poluir algo tão belo e colorido como o rio Lis!

Trabalho realizado pelos
Alunos do 4.º ano
Turma 57 - Escola Básica de Sismaria da Gândara
Professora Ana Carina Cunha

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dê a sua opinião.