sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Para os que não me conhecem, aqui vai a minha história...


História do SISMARITO

Na reunião da Associação de Pais do dia 28 de Novembro de 1995, feita com o objectivo de preparar a festa de Natal desse ano, a D. Ester, mulher dinâmica e empenhada nas suas intenções, lembrou-se que seria interessante criar uma mascote que servisse de referência aos alunos da escola e, quiçá, se tornasse o símbolo da escola.
Da ideia à sua concepção, tudo sucedeu em catadupa.
O Sr. Vítor Alves, deu asas à sua imaginação e, voando por cima de uma simples folha de papel, rapidamente deu vida a um boneco com ar traquina, de mochila às costas, uma farta franja espreitando por detrás de um boné, que se fazia passear com um iô-iô na mão direita.
Por trás dele via-se a escola. Sim… aquele miúdo, com ar feliz e traquina vinha da escola.
Naquela simples folha estava transmitida a ideia principal da Associação de Pais, partilhar e ajudar na construção de uma escola onde os alunos desenvolvessem emoções, partilhassem saberes e se sentissem capazes de ser feliz.
Devido ao nome da localidade, Sismaria, rapidamente foi baptizado como SISMARITO.
Foi também ao meio local que se foram “buscar” as cores para o vestir. O azul e o branco, por serem as cores utilizadas na pintura da estação de caminho de ferro, bem como as cores utilizadas pela colectividade local.
Estava assim concebida a ideia da mascote.
Tinha nascido o SISMARITO.
Era agora necessário fazê-lo saltar do papel e, tal boneco de Gepeto, ganhar vida conjuntamente com os alunos da escola.
Assim, na festa de Natal de 1995, o Sr. António Alves vestiu o calção azul e a camisola branca, pôs a mochila às costas e o boné na cabeça e o SISMARITO apareceu pela primeira vez a todas as crianças da escola. Para esta mesma festa foi concebido um painel display com a imagem recentemente criada e que serviu de pano de fundo ao cenário da festa.
Como a vontade move montanhas e a criatividade é contagiante foi ainda criada, nessa mesma altura, “A CANÇÃO DO SISMARITO”. Com letra e música do Sr. José Abraúl, e cantada por pais e professoras, a canção do SISMARITO teve honras de abertura da festa de Natal.
Para terminar a festa de Natal foram distribuídas prendas a todos os alunos e, conjuntamente com as prendas, balões com o SISMARITO impresso.
Apesar de toda a boa vontade e aproveitando toda a criatividade latente nos membros da Associação, era necessário angariar algumas verbas para ajudar na manutenção da actividade da Associação. Foram então feitos calendário e autocolantes com a mesma imagem.
Com base nesta ideia, de angariação de verbas, utilizando a imagem da mascote da escola, outras ideias surgiram.
No Carnaval de 1996, a escola decidiu participar num desfile no Pavilhão Gimnodesportivo de Leiria. Aqui estava a oportunidade de o SISMARITO “passear” para além do meio local. Assim e mais uma vez se pôs mãos à obra e vestiram-se todos os alunos de SISMARITO.
Foi admirável a forma como os nossos SISMARITOS desfilaram orgulhosamente.
E assim o SISMARITO foi ganhando corpo e alma.
No final desse ano lectivo foram oferecidas, a todos os alunos, t-shirts com o SISMARITO na frente e com as assinaturas de todos os alunos de cada sala.
Ao longo destes 15 anos também o corpo docente da escola foi contribuindo de forma decisiva para o crescimento e desenvolvimento do SISMARITO dando-lhe o merecido destaque quer em actividades com os alunos, quer em trabalhos para os alunos. Inclusivamente, até à entrada em vigor do logótipo oficial do Agrupamento, o SISMARITO foi o logótipo utilizado em ofícios redigidos pela escola.

1 comentário:

  1. Adorei a ideia de te dares a conhecer no mundo da net. Como "mãe" vaidosa e orgulhosa não posso deixar de não ser a primeira a comentar esta brilhante ideia. Fico contente e feliz quando me surpreendes com as tuas novas actividades. Gosto de saber que continuas bem presente e mimado por todos os que contigo convivem. Vou estar atenta e vou, sempre, espreitar as tuas novidades. Até breve, Ester

    ResponderEliminar

Dê a sua opinião.